Pilates para ciclistas

O ciclismo é uma ótima atividade física, porém é necessário preparar o corpo para as demandas dessa modalidade, tanto para diminuir o risco de lesões quanto para melhorar a performance. Veja como o pilates pode te ajudar a andar melhor na bike.
– Um dos princípios básicos do pilates é o trabalho respiratório. Para um ciclista conseguir pedalar grandes distâncias, respirar corretamente é essencial.
– Como na bicicleta a pelve e os pés ficam num ponto fixo, o joelho – juntamente com o quadril – faz a maior parte dos movimentos, de forma cíclica e repetitiva. Caso haja um desalinhamento dessa articulação, seja por questões posturais ou por desequilíbrios musculares o risco de lesões nessa região aumenta exponencialmente.
– Não podemos deixar de dar ênfase ao trabalho de fortalecimento e estabilidade da cintura escapular, já que esta sustenta o peso do tronco sobre o guidão. Se as escápulas não tiverem força e resistência, ocorre rotação interna dos ombros, aumentando as dores musculares e tensões em toda região de trapézio e ombros.
– Trabalhar o core. É muito comum queixas de lombalgia em ciclistas. Para evitar lesões como desgaste vertebral e hérnias de disco, todo o tronco deve ser estável. O pilates trabalha justamente com essa musculatura estabilizadora em todos os seus exercícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *